Atenção! Se mantenha em dias com sua saúde, vá pelo ao menos uma vez por ano ao posto de saúde mais próximo de sua casa e verifique sua presão arterial, assim você pode evitar uma grande preocupação. edição: João Batista
Pesquisar este blog
terça-feira, 27 de dezembro de 2011
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
Araripe se Mobiliza na Luta Mundial Contra a AIDS
Em Araripe nessa quinta-feira (08/12) de dezembro do ano em curso, a Secretaria Municipal de Saúde de Araripe, através do Departamento de Mobilização em saúde realizou uma grande Mobilização que envolvel as secretarias municipais, setores públicos, escolas da rede pública e rádio Araripe FM, na tentativa de divulgar as informações de prevenção a cerca das DST/AIDS, e com isso tentar sencibilizar e concientizar a população em geral para esse problema.
Na oportunidade o Coordenador de Mobilização Social em Saúde( João de Vilma) fez um breve comentário a cerca do assunto e resaltou a importância do engajamento de todos nessa mobilização e principalmente disseminar essas informações. O Secretário Municipal de Saúde de Araripe Alexandre Almino no uso da palavra, falou sobre os métodos de prevenção da doença e da importância do uso dos preservativos, e enfatizou também que sexo seguro só com camisinha. O secretário fez um resumo em relação aos números de casos de aids no Brasil, afirmando que o contágio entre jovens de
Campanha de Vacinação Anti-rabica 2011
Nesse dia 12 de novembro do corrente ano teve início a Campanha Anti-rabica 2011, com a programação feita pelo coordenador do setor de Vigilância Sanitária de Araripe (Eldo), a vacinação vai até dia 14 de dezembro do ano em curso, esse ano a campanha ganhou um grande aliado, o coordenador da Mobilização Social em saúde do município(João de Vilma), assim fortalecendo a divulgação através dos veículos de informação como; Rádio Araripe FM e carro de som e Acs´s, a meta é vacinar 3395 animais entre cães e gatos.
As pessoas que ainda não vacinaram seus animais, procurar Eldo ou Zé de Zaía, na Secretaria de saúde, a partir das 7:30 da manhâ de segunda a sexta-feira, ou ligue e se informe através do número (88)35301147/1666 - SMS.
Ação Saúde na Expofeira Agropecuária Show de Araripe
A Secretaria Municipal de Saúde de Araripe disponibilizou profissionais em um estande montado no espaço da 1ª Expofeira Agropecuária do Municipio, com os seguintes serviços: Destribuição de preservativos, verificação de p.a(pressão arterial), teste de glicemia e distribuição de panfletes informativos.
O Departamento de Mobilização Social, é uma ferramenta muito importante nessas ações, pois procura desenvolver o seu trabalho em ações de prevenção e de orientações na busca de previnir doenças e agravos. Na oportunidade não podia deichar de dar sua contribuição.
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
Dia 01/12/2011, o dia que marca a Mobilização Mundial de Luta Contra AIDS
Laço vermelho: Símbolo de luta O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a aids. O projeto do laço foi criado, em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de New York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de aids.
O Visual Aids tem como objetivos conscientizar as pessoas para a transmissão do HIV/aids, divulgar as necessidades dos que vivem com HIV/aids e angariar fundos para promover a prestação de serviços e pesquisas.
O laço vermelho foi escolhido por causa de sua ligação ao sangue e à idéia de paixão, afirma Frank Moore, do grupo Visual Aids, e foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos da Guerra do Golfo.
CONVITE: No dia 08 de dezembro convidamos todos para prestigiar a faixa que simboliza essa luta no municipio de Araripe, será na Praça Vidal de Alencar (praça do coreto), a partir das 7:30 da manhâ. Aguardamos a sua presença!
Como saber se estou com HIV/Aids?
Problemas dentários como gengivas machucadas e sangrando, feridas de herpes na boca e infecções por fungos (sapinho), podem ser os primeiros sinais clínicos de AIDS. No entanto, se você tiver alguns destes sintomas não deve concluir que está infectado pelo vírus, uma vez que eles ocorrem também na população em geral. A única forma de se saber ao certo se está infectado é fazendo o teste de HIV. Consulte seu médico ou qualquer outro profissional da área de saúde. Um teste de HIV positivo não significa que você tenha AIDS. A AIDS é um diagnóstico feito pelo médico, com base em critérios específicos. Também não se pode confiar nos sintomas para saber se está ou não infectado pelo HIV. Muitas pessoas que estão infectadas pelo vírus não apresentam nenhum sintoma durante muitos anos. Os sinais abaixo podem servir como alerta para a infecção pelo HIV:
- Perda de peso acelerada
- Tosse seca
- Febre constante ou sudorese noturna intensa
- Glândulas linfáticas inchadas nas axilas, virilha e pescoço
- Diarreia que dura mais de uma semana
- Manchas brancas ou manchas estranhas na língua, na boca ou na garganta
- Pneumonia
- Manchas vermelhas, marrons, rosas ou púrpuras na pele, ou dentro da boca, nariz ou pálpebras
- Perda de memória, depressão e outras alterações neurológicas
Higiene do consultório previne a transmissão do HIV e outras doenças
Como evitar o HIV/Aids?
A transmissão pelo HIV pode ocorrer quando o sangue, sêmen, fluido vaginal ou leite materno de uma pessoa infectada penetra no seu corpo. A melhor maneira de evitar a contaminação pelo HIV é não praticando atividades de risco que permitam que o vírus entre em seu corpo. Para maiores informações sobre a prevenção contra o HIV/AIDS, consulte um médico ou outro profissional da área de saúde. Informações podem ser também obtidas na Secretaria da Saúde do Estado ou da Prefeitura de sua cidade. Muitas pessoas se preocupam com o risco de infecção através da transfusão de sangue. Doar sangue não oferece nenhum risco de contrair o vírus HIV.
Posso contrair HIV no consultório dentário?
Devido à natureza do tratamento dentário, muitas pessoas temem que o HIV possa ser transmitido durante o tratamento. Precauções universais são utilizadas para a limpeza do consultório, dos equipamentos e instrumentos utilizados pelo dentista, entre cada um dos pacientes a fim de prevenir a transmissão do HIV e outras doenças infecciosas. Isto é a lei! Estas precauções exigem que os dentistas e assistentes utilizem luvas, máscaras e proteção para os olhos, e que esterilizem todos os instrumentos manuais (motores) e outros instrumentos dentários para cada paciente, utilizando os procedimentos de esterilização específicos determinados pela Vigilância Sanitária.
Os instrumentos que não puderem ser esterilizados devem ser descartados em lixos especiais. Após cada consulta, as luvas são descartadas, as mãos são lavadas e um novo par de luvas é utilizado para o próximo paciente. Se você estiver ansioso, alguns minutos de conversa com seu dentista para tirar quaisquer dúvidas que possa ter sobre saúde e medidas de precaução podem deixá-lo mais tranqüilo.
Leia mais: http://www.minhavida.com.br/saude/videos...
Assinar:
Postagens (Atom)