Pesquisar este blog
terça-feira, 26 de março de 2013
Manhã de Atenção a Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde de Araripe em parceria com o Colégio Vera Cristo, realizou nesse sábado(16), mais uma ação de atendimento à saúde dos moradores do bairro alto da caixa d'agua, ofertando os seguintes serviços: Verificação de pressão, exames de glicemía, atualização de vacinas contra Hepatite B e Tripice Viral, distribuição de preservativos, palflets e encaminhamentos para o hospital. Foi realmete uma manhã preenchida de atenção a saúde para o povo desse bairro, e o Vereador João de Vilma(PCdoB) e Mobilizador Social em Saúde, teve presente para acompanhar esses serviços.
terça-feira, 12 de março de 2013
Reunião da Associação do Sítio Mulungú
Os associados do sítio mulungú, reuniram-se em mais uma reunião ordinária nesse domingo(10), para discutir sobre as dificuldades que vem enfrentando ao longo dos últimos dois anos, em virtude da falta de chuvas, e o Vereador João de Vilma(PCdoB) esteve lá à convite do Presidente da associação supra citada, onde na oportunidade iniciou suas palavras parabenizando todas as mulheres ali presentes, em mensão ao Dia Internacional das Mulheres e resaltou a importância dessa classe no desenvolvimento de nosso país e da educação dos seus filhos, garantil apoio e levou alguns informes sobre a forte possibilidade do posso PP4 voltar a funcionar, o qual é instalado em uma localidade próxima ao sítio mulungú. Muito anima moradores de toda região próxima e até mais distante onde o poço é instalado, como é o caso das cidades de Campos Sales e Salitre. Falou que havia votado a favor de uma lei enviada pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário, que dava mais altonomia às associações, pois será repassado um recurso direto para as mesmas, além de garantir apoio ao pequeno agricultor, limpando barreiros e viabilizando água através de pipas, por entender a importância do mesmo para todas associações do município.
Fotos: João de Vilma; Edição: João de Vilma.
segunda-feira, 11 de março de 2013
Plenária com Universitários de Araripe
Na manhã desse sábado(09), foi realizado uma plenária com universitários de Araripe, estudantes que se deslocam para as cidades de Araripina-PE, Campos Sales, Crato, Juazeiro do Norte, Potengi e Araripe, cidades do Ceará. Foi feito uma exposição de dificuldades enfrentadas por eles, de forma em que a maior a reclamação comum a todos, era a dificuldade de pagar o transporte, tendo em vista que perante a lei não é responsabilidade dos municípios bancar o Ensino Superior, responsabilidade essa sendo do Governo Federal, o Prefeito Municipal Dr. Germano, entendendo a importância em ter pessoas de nossa cidade envestindo e se preocupando com os estudos, já vinha mantendo os transportes se deslocando para as cidades supra citadas à alguns anos, e pagando bolsas universitárias, coisa que poucos municípios faz, atendendo alguns critérios socias, para uma parte deles. Foi levantado um agravante, no momento não podendo manter o abastecimento e pagamento dos motoristas, tema mais discutido. Nessa plenária estiverão presentes os Vereadores(a): João de Vilma(PCdoB), Hildo Pereira(PCdoB), Bosco(PSD), Dra. Isabel(PMDB) e Zé Gordinho(PSD), os mais preocupados em ajudar e tentar solucionar o problema, foram colocando o ponto de vista de cada um, e chegaram em um consenso, em que ficou escolhido uma comissão por os universitários e representados por os mesmos, onde o prefeito(Dr. Germano), ficou com o compromisso de voltar a pagar o combustivél, de forma emergêncial, e os vereadores ficaram com o compromisso de aprovar uma lei em regime de urgência na semana seguinte, para respaudar o executivo perante a lei nessa contribuição, e os universitários ficaram na responsabilidade de criar uma associação representada por eles, e de estudar a lei que trata das bolsas universitárias, para que a comissão criada por eles, discutam e sugiram mudanças para melhor atende-los.
Fotos: João de Vilma; Edição: João de Vilma.
sexta-feira, 8 de março de 2013
Evangélicos de Araripe, comemorem mais essa vitória que é de Deus!
Em sessão ordinária dessa sexta(08) de março do ano em curso, foi colocado em pauta e aprovado por unanimidade o Projeto de Lei do Vereador João de Vilma de número 0009/2013 de 06 de março de 2013, que determina oficialmente o segundo sábado do mês de setembro de cada ano, o Dia do Evangélico de Araripe-CE." Com muita felicidade para honra do senhor nosso Deus, entrei com esse projeto com muita dedicação e carinho, estarei sempre ao dispor de nosso Deus e dos seus servos."
quinta-feira, 7 de março de 2013
Homenagem ao Dia Internacional das MULHERES
História do 8 de março
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Objetivo da Data
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.
Comunicado Importante!
Aos Universitários de Araripe que cursam faculdade na referida cidade ou nas cidades onde precisam de transportes escolares, quero informar que nesse sábado(09) de março do ano em curso, acontecerá uma plenária com todos os Universitários juntamente com alguns vereadores e o prefeito municipal Dr. Germano, no Ateliê Janete, às 9:00 hrs da manhã. Peço que por favor não faltem, pois será definido o rumo da situação dos transportes e das bolsas universitárias.
Atenciosamente, João de Vilma
Vereador(PCdoB)
terça-feira, 5 de março de 2013
Justiça obriga diretoria da UVC a mostrar lista de associados
Diretoria da entidade se recusa é cobrada pela Justiça a liberar informações sobre dirigentes de Câmaras aptos a votar
Por: Redação Web
A disputa pela Presidência da União dos Vereadores do Ceará (UVC) ganha um novo capítulo. A Justiça determinou, por meio de uma liminar concedida pela juíza da 24ª Vara da Comarca de Fortaleza, Lira Ramos de Oliveira, que os atuais dirigentes da entidade apresentem a lista de Câmaras Municipais filiadas à entidade que podem participar da escolha do novo presidente da instituição.
As eleições para renovação do comando da UVC estavam marcadas para o dia 22, mas foram suspensas a pedido do vereador Audic Mota, que se sentiu prejudicado porque teve negado acesso às informações sobre os membros da entidade.
‘’A atual diretoria da UCV quer impedir a participação de uma chapa de oposição. É uma manobra que fere a democracia. A eleição anterior, realizada para dar mais um mandato ao atual presidente (Deuzinho Filho), foi manchada pelo impedimento da participação de um adversário, tendo candidatura única. Isso é antidemocrático’’, expôs Audic Mota, ao cobrar transparência dos dirigentes da entidade.
A União dos Vereadores do Ceará foi notificada, nesta segunda-feira, da decisão da Justiça que suspende a eleição marcada para o dia 22. A notificação cobra explicações dos dirigentes sobre a omissão de informações para os vereadores que querem concorrer à direção da entidade.
De acordo com a liminar, diante das cobranças dos vereadores, ‘’deveria, portanto, haver uma manifestação pronta e imediata por parte da UVC, em atendimento ao requerimento formulado pelo autor, caracterizando a inércia da entidade como uma verdadeira demonstração de falta de compromisso com os seus associados, assim como a vontade de macular o procedimento eleitoral em benefício dos atuais membros da Diretoria que concorrerão ao pleito’’.
Vereadores eleitos para o primeiro mandato estão procurando à UVC para se filiarem, mas esbarram no argumento de dirigentes que qualquer nova filiação somente será aceita após o dia 22 de março - data anteriorimente marcada para realização do pleito para escolha dos novos dirigentes. A eleição, por determinação judicial, está suspensa.
''É legítimo que os vereadores eleitos para o primeiro mandato tenham direito de escolhar os dirigentes da entidade que os congrega'', reagiu o presidente da Câmara Municipal de Apuiarés, Abidias da Lagoa (PDT), ao se sentir constrangimento com a indiferença com que foi tratado na manhã desta terça-feira na sede da UVC. ''Se a casa do vereador, eu como vereador fui maltratado na minha casa'', queixou-se o vereador.
Fonte: Ceará Agora; Foto: internet.
Sistema biométrico terá inicio este ano no Ceará
O novo sistema de votação vem pra faciliatr a identificação do eleitor na hora de votar
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) fará o cadastramento biométrico dos eleitores de sete municípios do Estado. A mudança está prevista para ocorrer ainda este ano. O novo modelo deverá atingir uma média de 600.000 eleitores, o que corresponde a aproximadamente 7% do eleitorado estadual.
O cadastramento biométrico em todo Brasil deverá abranger mais de 300 cidades de 15 estados.
Os eleitores serão convocados a comparecer ao cartório da zona eleitoral onde estarão inscritos no período estabelecido pela Justiça Eleitoral.
Morre o líder venezuelano Hugo Chávez
Morre aos 58 anos o presidente da Venezuela, Hugo Cháves, ele lutava desde 2011 contra o câncer, onde sempre recebia tratamento em Cuba.
Vice Maduro anunciou morte e disse ter mobilizado as Forças Armadas.
Fotos: internet; Edição: João de Vilma.
domingo, 3 de março de 2013
Cientistas anunciam primeiro caso de cura funcional de AIDS
Um grupo de virologistas dos Estados Unidos anunciou nesse domingo (03) o primeiro caso de cura funcional de cura da AIDS, envolvendo um menino que nasceu o HIV transmitido pela mãe.
Mais informações acessem o link abaixo.
http://noticias.bol.uol.com.br/internacional/2013/03/03/cientistas-anunciam-primeiro-caso-de-cura-funcional-da-aids.jhtm
ma equipe de
virologistas dos Estados Unidos anunciou neste domingo (3) o primeiro
caso de cura funcional da Aids, envolvendo um menino que nasceu com o
HIV transmitido pela mãe.
Não se trata de uma erradicação do vírus, mas sua presença é tão débil
que o sistema imunitário do organismo está em condições de controlá-lo
sem qualquer tratamento anti-retroviral, explicaram os pesquisadores.
Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/internacional/2013/03/03/cientistas-anunciam-primeiro-caso-de-cura-funcional-da-aids.jhtm
Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/internacional/2013/03/03/cientistas-anunciam-primeiro-caso-de-cura-funcional-da-aids.jhtm
A única cura total da
Aids oficialmente reconhecida ocorreu com o americano Timothy Brown,
conhecido como o paciente de Berlim, declarado livre do HIV após
realizar um transplante de médula óssea de um doador que apresentava uma
mutação genética rara que impede o vírus de penetrar na células.
O transplante visava salvar Brown de uma leucemia.
O menino em questão, que mantém o HIV sob controle, recebeu
anti-retrovirais menos de 30 horas após seu nascimento. Durante a
gestação, a mãe não foi tratada contra a Aids.
O tratamento precoce explica sua cura funcional, ao bloquear a formação
de reservas de vírus dificilmente tratáveis, assinalaram os
pesquisadores na 20ª Conferência Anual sobre Retrovírus e Infecções
Oportunistas (CROI), realizada neste final de semana em Atlanta,
Geórgia.
Estas células contaminadas "adormecidas" relançam a infecção na maior
parte das pessoas soropostivas semanas após a suspensão do tratamento
com anti-retrovirais.
"A realização de uma terapia anti-retroviral muito cedo nos
recém-nascidos pode permitir uma longa remissão sem anti-retrovirais, ao
impedir a formação destas reservas virais ocultas", destaca a doutora
Deborah Persaud, do Centro de Crianças do Hospital Universitário Johns
Hopkins de Baltimore (Maryland), principal autora do estudo.
As análises mostraram uma redução progressiva da presença viral no
sangue dos recém-nascidos, até o vírus se fazer indetectável no 29º dia
de tratamento.
O menino foi tratado com anti-retrovirais até seus 18 meses de idade,
quando o tratamento foi suspenso. Dez meses depois, os exames não
detectaram qualquer presença do HIV no sangue.
O desaparecimento do HIV sem tratamento permanente é algo extremamente
raro, e observado apenas em 0,5% dos adultos infectados, cujo sistema
imunitário impede a reprodução do vírus e o converte em clinicamente
indetectável.
Os tratamentos anti-retrovirais em mães portadoras do HIV durante a
gestação impedem a transmissão do vírus para a criança em 98% dos casos,
destacam os especialistas.
Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/internacional/2013/03/03/cientistas-anunciam-primeiro-caso-de-cura-funcional-da-aids.jhtm
Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/internacional/2013/03/03/cientistas-anunciam-primeiro-caso-de-cura-funcional-da-aids.jhtm
A única cura total da
Aids oficialmente reconhecida ocorreu com o americano Timothy Brown,
conhecido como o paciente de Berlim, declarado livre do HIV após
realizar um transplante de médula óssea de um doador que apresentava uma
mutação genética rara que impede o vírus de penetrar na células.
O transplante visava salvar Brown de uma leucemia.
O menino em questão, que mantém o HIV sob controle, recebeu
anti-retrovirais menos de 30 horas após seu nascimento. Durante a
gestação, a mãe não foi tratada contra a Aids.
O tratamento precoce explica sua cura funcional, ao bloquear a formação
de reservas de vírus dificilmente tratáveis, assinalaram os
pesquisadores na 20ª Conferência Anual sobre Retrovírus e Infecções
Oportunistas (CROI), realizada neste final de semana em Atlanta,
Geórgia.
Estas células contaminadas "adormecidas" relançam a infecção na maior
parte das pessoas soropostivas semanas após a suspensão do tratamento
com anti-retrovirais.
"A realização de uma terapia anti-retroviral muito cedo nos
recém-nascidos pode permitir uma longa remissão sem anti-retrovirais, ao
impedir a formação destas reservas virais ocultas", destaca a doutora
Deborah Persaud, do Centro de Crianças do Hospital Universitário Johns
Hopkins de Baltimore (Maryland), principal autora do estudo.
As análises mostraram uma redução progressiva da presença viral no
sangue dos recém-nascidos, até o vírus se fazer indetectável no 29º dia
de tratamento.
O menino foi tratado com anti-retrovirais até seus 18 meses de idade,
quando o tratamento foi suspenso. Dez meses depois, os exames não
detectaram qualquer presença do HIV no sangue.
O desaparecimento do HIV sem tratamento permanente é algo extremamente
raro, e observado apenas em 0,5% dos adultos infectados, cujo sistema
imunitário impede a reprodução do vírus e o converte em clinicamente
indetectável.
Os tratamentos anti-retrovirais em mães portadoras do HIV durante a
gestação impedem a transmissão do vírus para a criança em 98% dos casos,
destacam os especialistas.
Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/internacional/2013/03/03/cientistas-anunciam-primeiro-caso-de-cura-funcional-da-aids.jhtm
Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/internacional/2013/03/03/cientistas-anunciam-primeiro-caso-de-cura-funcional-da-aids.jhtm
A única cura total da
Aids oficialmente reconhecida ocorreu com o americano Timothy Brown,
conhecido como o paciente de Berlim, declarado livre do HIV após
realizar um transplante de médula óssea de um doador que apresentava uma
mutação genética rara que impede o vírus de penetrar na células.
O transplante visava salvar Brown de uma leucemia.
O menino em questão, que mantém o HIV sob controle, recebeu
anti-retrovirais menos de 30 horas após seu nascimento. Durante a
gestação, a mãe não foi tratada contra a Aids.
O tratamento precoce explica sua cura funcional, ao bloquear a formação
de reservas de vírus dificilmente tratáveis, assinalaram os
pesquisadores na 20ª Conferência Anual sobre Retrovírus e Infecções
Oportunistas (CROI), realizada neste final de semana em Atlanta,
Geórgia.
Estas células contaminadas "adormecidas" relançam a infecção na maior
parte das pessoas soropostivas semanas após a suspensão do tratamento
com anti-retrovirais.
"A realização de uma terapia anti-retroviral muito cedo nos
recém-nascidos pode permitir uma longa remissão sem anti-retrovirais, ao
impedir a formação destas reservas virais ocultas", destaca a doutora
Deborah Persaud, do Centro de Crianças do Hospital Universitário Johns
Hopkins de Baltimore (Maryland), principal autora do estudo.
As análises mostraram uma redução progressiva da presença viral no
sangue dos recém-nascidos, até o vírus se fazer indetectável no 29º dia
de tratamento.
O menino foi tratado com anti-retrovirais até seus 18 meses de idade,
quando o tratamento foi suspenso. Dez meses depois, os exames não
detectaram qualquer presença do HIV no sangue.
O desaparecimento do HIV sem tratamento permanente é algo extremamente
raro, e observado apenas em 0,5% dos adultos infectados, cujo sistema
imunitário impede a reprodução do vírus e o converte em clinicamente
indetectável.
Os tratamentos anti-retrovirais em mães portadoras do HIV durante a
gestação impedem a transmissão do vírus para a criança em 98% dos casos,
destacam os especialistas.
Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/internacional/2013/03/03/cientistas-anunciam-primeiro-caso-de-cura-funcional-da-aids.jhtm
Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/internacional/2013/03/03/cientistas-anunciam-primeiro-caso-de-cura-funcional-da-aids.jhtm
Uma equipe de
virologistas dos Estados Unidos anunciou neste domingo (3) o primeiro
caso de cura funcional da Aids, envolvendo um menino que nasceu com o
HIV transmitido pela mãe.
Não se trata de uma erradicação do vírus, mas sua presença é tão débil
que o sistema imunitário do organismo está em condições de controlá-lo
sem qualquer tratamento anti-retroviral, explicaram os pesquisadores.
Leia mais
Unaids diz que HIV mata 1,7 milhão por ano por falta de tratamento
Paciente contrai vírus do HIV após receber sangue da Cruz Vermelha
na Áustria Comente
França realiza testes de vacina contra o HIV em humanos
Estudo vê desvantagem de tratamento do HIV com genéricos nos EUA
A única cura total da Aids oficialmente reconhecida ocorreu com o
americano Timothy Brown, conhecido como o paciente de Berlim, declarado
livre do HIV após realizar um transplante de médula óssea de um doador
que apresentava uma mutação genética rara que impede o vírus de penetrar
na células.
O transplante visava salvar Brown de uma leucemia.
O menino em questão, que mantém o HIV sob controle, recebeu
anti-retrovirais menos de 30 horas após seu nascimento. Durante a
gestação, a mãe não foi tratada contra a Aids.
O tratamento precoce explica sua cura funcional, ao bloquear a formação
de reservas de vírus dificilmente tratáveis, assinalaram os
pesquisadores na 20ª Conferência Anual sobre Retrovírus e Infecções
Oportunistas (CROI), realizada neste final de semana em Atlanta,
Geórgia.
Estas células contaminadas "adormecidas" relançam a infecção na maior
parte das pessoas soropostivas semanas após a suspensão do tratamento
com anti-retrovirais.
"A realização de uma terapia anti-retroviral muito cedo nos
recém-nascidos pode permitir uma longa remissão sem anti-retrovirais, ao
impedir a formação destas reservas virais ocultas", destaca a doutora
Deborah Persaud, do Centro de Crianças do Hospital Universitário Johns
Hopkins de Baltimore (Maryland), principal autora do estudo.
As análises mostraram uma redução progressiva da presença viral no
sangue dos recém-nascidos, até o vírus se fazer indetectável no 29º dia
de tratamento.
O menino foi tratado com anti-retrovirais até seus 18 meses de idade,
quando o tratamento foi suspenso. Dez meses depois, os exames não
detectaram qualquer presença do HIV no sangue.
O desaparecimento do HIV sem tratamento permanente é algo extremamente
raro, e observado apenas em 0,5% dos adultos infectados, cujo sistema
imunitário impede a reprodução do vírus e o converte em clinicamente
indetectável.
Os tratamentos anti-retrovirais em mães portadoras do HIV durante a
gestação impedem a transmissão do vírus para a criança em 98% dos casos,
destacam os especialistas.
Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/internacional/2013/03/03/cientistas-anunciam-primeiro-caso-de-cura-funcional-da-aids.jhtm
Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/internacional/2013/03/03/cientistas-anunciam-primeiro-caso-de-cura-funcional-da-aids.jhtm
Uma equipe de
virologistas dos Estados Unidos anunciou neste domingo (3) o primeiro
caso de cura funcional da Aids, envolvendo um menino que nasceu com o
HIV transmitido pela mãe.
Não se trata de uma erradicação do vírus, mas sua presença é tão débil
que o sistema imunitário do organismo está em condições de controlá-lo
sem qualquer tratamento anti-retroviral, explicaram os pesquisadores.
Leia mais
Unaids diz que HIV mata 1,7 milhão por ano por falta de tratamento
Paciente contrai vírus do HIV após receber sangue da Cruz Vermelha
na Áustria Comente
França realiza testes de vacina contra o HIV em humanos
Estudo vê desvantagem de tratamento do HIV com genéricos nos EUA
A única cura total da Aids oficialmente reconhecida ocorreu com o
americano Timothy Brown, conhecido como o paciente de Berlim, declarado
livre do HIV após realizar um transplante de médula óssea de um doador
que apresentava uma mutação genética rara que impede o vírus de penetrar
na células.
O transplante visava salvar Brown de uma leucemia.
O menino em questão, que mantém o HIV sob controle, recebeu
anti-retrovirais menos de 30 horas após seu nascimento. Durante a
gestação, a mãe não foi tratada contra a Aids.
O tratamento precoce explica sua cura funcional, ao bloquear a formação
de reservas de vírus dificilmente tratáveis, assinalaram os
pesquisadores na 20ª Conferência Anual sobre Retrovírus e Infecções
Oportunistas (CROI), realizada neste final de semana em Atlanta,
Geórgia.
Estas células contaminadas "adormecidas" relançam a infecção na maior
parte das pessoas soropostivas semanas após a suspensão do tratamento
com anti-retrovirais.
"A realização de uma terapia anti-retroviral muito cedo nos
recém-nascidos pode permitir uma longa remissão sem anti-retrovirais, ao
impedir a formação destas reservas virais ocultas", destaca a doutora
Deborah Persaud, do Centro de Crianças do Hospital Universitário Johns
Hopkins de Baltimore (Maryland), principal autora do estudo.
As análises mostraram uma redução progressiva da presença viral no
sangue dos recém-nascidos, até o vírus se fazer indetectável no 29º dia
de tratamento.
O menino foi tratado com anti-retrovirais até seus 18 meses de idade,
quando o tratamento foi suspenso. Dez meses depois, os exames não
detectaram qualquer presença do HIV no sangue.
O desaparecimento do HIV sem tratamento permanente é algo extremamente
raro, e observado apenas em 0,5% dos adultos infectados, cujo sistema
imunitário impede a reprodução do vírus e o converte em clinicamente
indetectável.
Os tratamentos anti-retrovirais em mães portadoras do HIV durante a
gestação impedem a transmissão do vírus para a criança em 98% dos casos,
destacam os especialistas.
Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/internacional/2013/03/03/cientistas-anunciam-primeiro-caso-de-cura-funcional-da-aids.jhtmv
Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/internacional/2013/03/03/cientistas-anunciam-primeiro-caso-de-cura-funcional-da-aids.jhtmv
Uma equipe de
virologistas dos Estados Unidos anunciou neste domingo (3) o primeiro
caso de cura funcional da Aids, envolvendo um menino que nasceu com o
HIV transmitido pela mãe.
Não se trata de uma erradicação do vírus, mas sua presença é tão débil
que o sistema imunitário do organismo está em condições de controlá-lo
sem qualquer tratamento anti-retroviral, explicaram os pesquisadores.
Leia mais
Unaids diz que HIV mata 1,7 milhão por ano por falta de tratamento
Paciente contrai vírus do HIV após receber sangue da Cruz Vermelha
na Áustria Comente
França realiza testes de vacina contra o HIV em humanos
Estudo vê desvantagem de tratamento do HIV com genéricos nos EUA
A única cura total da Aids oficialmente reconhecida ocorreu com o
americano Timothy Brown, conhecido como o paciente de Berlim, declarado
livre do HIV após realizar um transplante de médula óssea de um doador
que apresentava uma mutação genética rara que impede o vírus de penetrar
na células.
O transplante visava salvar Brown de uma leucemia.
O menino em questão, que mantém o HIV sob controle, recebeu
anti-retrovirais menos de 30 horas após seu nascimento. Durante a
gestação, a mãe não foi tratada contra a Aids.
O tratamento precoce explica sua cura funcional, ao bloquear a formação
de reservas de vírus dificilmente tratáveis, assinalaram os
pesquisadores na 20ª Conferência Anual sobre Retrovírus e Infecções
Oportunistas (CROI), realizada neste final de semana em Atlanta,
Geórgia.
Estas células contaminadas "adormecidas" relançam a infecção na maior
parte das pessoas soropostivas semanas após a suspensão do tratamento
com anti-retrovirais.
"A realização de uma terapia anti-retroviral muito cedo nos
recém-nascidos pode permitir uma longa remissão sem anti-retrovirais, ao
impedir a formação destas reservas virais ocultas", destaca a doutora
Deborah Persaud, do Centro de Crianças do Hospital Universitário Johns
Hopkins de Baltimore (Maryland), principal autora do estudo.
As análises mostraram uma redução progressiva da presença viral no
sangue dos recém-nascidos, até o vírus se fazer indetectável no 29º dia
de tratamento.
O menino foi tratado com anti-retrovirais até seus 18 meses de idade,
quando o tratamento foi suspenso. Dez meses depois, os exames não
detectaram qualquer presença do HIV no sangue.
O desaparecimento do HIV sem tratamento permanente é algo extremamente
raro, e observado apenas em 0,5% dos adultos infectados, cujo sistema
imunitário impede a reprodução do vírus e o converte em clinicamente
indetectável.
Os tratamentos anti-retrovirais em mães portadoras do HIV durante a
gestação impedem a transmissão do vírus para a criança em 98% dos casos,
destacam os especialistas.
Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/internacional/2013/03/03/cientistas-anunciam-primeiro-caso-de-cura-funcional-da-aids.jhtm
Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/internacional/2013/03/03/cientistas-anunciam-primeiro-caso-de-cura-funcional-da-aids.jhtm
Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araripe
Nessa sexta-feira(01.03), foi ralizado mais uma sessão ordinária no auditório Antonio Henrrique de Lima, onde entre outras coisas o vereador João de Vilma(PCdoB), entrou com três requerimentos, sendo um solicitando lombadas no bairro cohab III, na rua Anália de Castro(por trás do hospital). O segundo foi solicitando a construção de galerias na rua 106 no bairro cohab III, muito próximo do bairro campo de aviação, com intuito de sanar definitivamente o problema de drenagem naquele bairro, pois no período invernoso os moradores das ruas 104, 103, 102 e 101, sofrem com a invasão da água das chuvas. E por fim o terceiro requerimento, a solicitação do abastecimento definitivo com a encanação de água para a vila liberdade(vila das pedrinhas), problema antigo e um grande anceio daquela população, por um direito fundamental, pois segundo o vereador acima mencionado " entede que sem água não existe vida".
Foto: Liana; Redação: João de Vilma.
sábado, 2 de março de 2013
Lúcio Alcântara comenta sobre o baixo número de médicos no Estado do CE
Por: Redação Web
O Governo Federal tem permitido que profissionais formados no exterior exerçam a medicina no Brasil, com o objetivo de aumentar o número de médicos atuantes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Nós precisamos criar uma carreira de médicos no serviço público, que remunere bem, em tempo integral, dedicação exclusiva. Para que os médicos possam, trabalhando em um só local, se ocuparem do serviço público e atenderem os pacientes que procuram nossas instituições médicas”, é o que propõe o Dr. Lúcio Alcântara no “Conversa Franca” desta terça-feira (27).
SESC e SENAC elaboram projetos para melhorar os serviços da Região do Cariri
Por: Redação Web
Prefeitos dos municípios na Região do Cariri tiveram um encontro com a Federação do Comercio do Ceará (Fecomércio) para elaborar planos com o objetivo de melhorar os serviços da região através dos programas do SESC e do SENAC.
O Presidente da Fecomércio anunciou que o Cariri será a primeira cidade do Ceará contemplada com a unidade de atendimento móvel para a mulher.
Justiça suspende eleição para presidência da UVC
Por: Redação Web
A juíza da 4ª Vara da Comarca de Fortaleza, Lira Ramos de Oliveira, concedeu liminar, na noite desta sexta-feira, suspendendo o prazo de registro de candidaturas à Presidência da União dos Vereadores do Ceará (UVC). O prazo de registro se encerraria neste sábado.
A decisão atende a um pedido do vereador Audic Cavalcante Mota Dias, da cidade de Tauá, que encontrou irregularidades e vícios no edital de convocação da eleição. Uma das irregularidades, segundo ele, é a exigência de que, para compor a nova diretoria da entidade, o vereador tenha, pelo menos, três meses de filiação.
Audic argumenta, ao conseguir a liminar que suspende o prazo de registro da chapa, que quer apenas transparência na eleição e evitar as manobras para inviabilizar uma disputa democrática.
‘’Nós queremos apenas que o processo tenha toda transparência e igualdade de condições para os concorrentes’’, afirmou Audic, ao destacar, ainda, que a decisão da Justiça impede as manobras ocorridas no último pleito da entidade.
‘’Nós queremos apenas que o processo tenha toda transparência e igualdade de condições para os concorrentes’’, afirmou Audic, ao destacar, ainda, que a decisão da Justiça impede as manobras ocorridas no último pleito da entidade.
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013
Visita de Lula e Dilma ao CE amplia crise no PSB
CATEGORIA: Política
A crise no PSB ganha nova
dimensão e a visita, nesta quinta-feira, do ex-presidente Luiz Inácio
Lula da Silva ao Ceará amplia ainda mais o confronto aberto entre o
pré-candidato ao Palácio do Planalto, Eduardo Campos, e os irmãos Cid e
Ciro Gomes. Cid terá encontro com Lula 72 horas após ser recebido pela
presidente Dilma.
O confronto interno no PSB veio à tona após o ex-ministro Ciro Gomes declarar que Eduardo Campos não tem proposta, nem estrada para disputar a sucessão da presidente Dilma Rousseff. As críticas geraram desconforto no PSB e Campos as recebeu como uma provocação e tentativa de intimidação dos irmãos Cid e Ciro em articulação com o PT.
Campos sente um cerco sendo armado para esvaziá-lo como pré-candidato presidencial e reagiu, nesta quinta-feira, ao dizer que o PSB poderá entregar os cargos no Governo Federal. Como resposta ao que considera de cerco, segundo revelou o Jornal do Comércio, do Estado de Pernambuco, não está descartada uma medida extrema por parte do PSB: a entrega imediata dos cargos que o partido possui nos ministérios.
Socialistas entendem que Lula quer tirar Eduardo da “zona de conforto” e forçá-lo a tomar uma posição antecipada, seja pelo apoio à reeleição de Dilma, seja pelo lançamento de sua candidatura à Presidência.
O PSB ocupa duas pastas no Ministério de Dilma - Integração Nacional, com Fernando Bezerra, e Portos, com Leônidas Cristino. O primeiro foi indicado pelo governador de Pernambuco, enquanto Leônidas é da quota dos irmãos Cid e Ciro Gomes.
Por: Redação Web
O confronto interno no PSB veio à tona após o ex-ministro Ciro Gomes declarar que Eduardo Campos não tem proposta, nem estrada para disputar a sucessão da presidente Dilma Rousseff. As críticas geraram desconforto no PSB e Campos as recebeu como uma provocação e tentativa de intimidação dos irmãos Cid e Ciro em articulação com o PT.
Campos sente um cerco sendo armado para esvaziá-lo como pré-candidato presidencial e reagiu, nesta quinta-feira, ao dizer que o PSB poderá entregar os cargos no Governo Federal. Como resposta ao que considera de cerco, segundo revelou o Jornal do Comércio, do Estado de Pernambuco, não está descartada uma medida extrema por parte do PSB: a entrega imediata dos cargos que o partido possui nos ministérios.
Socialistas entendem que Lula quer tirar Eduardo da “zona de conforto” e forçá-lo a tomar uma posição antecipada, seja pelo apoio à reeleição de Dilma, seja pelo lançamento de sua candidatura à Presidência.
O PSB ocupa duas pastas no Ministério de Dilma - Integração Nacional, com Fernando Bezerra, e Portos, com Leônidas Cristino. O primeiro foi indicado pelo governador de Pernambuco, enquanto Leônidas é da quota dos irmãos Cid e Ciro Gomes.
Por: Redação Web
ESCOLA PROFISSIONALIZANTE DE ARARIPE INICIA MATRÍCULAS
A Escola Técnica Profissionalizante Valter Nunes de Alencar, a mais nova obra do Governo do Estado com a participação da Prefeitura de Araripe, inciou suas matrículas para os alunos de Araripe e Potengi, com 180 vagas nos seguintes cursos:
- TÉCNICO EM MINERAÇÃO
- TÉCNICO EM REDE DE COMPUTADORES
- TÉCNICO EM COMÉRCIO
- TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE
A previsão para o inicio das aulas é dia 18 de Fevereiro. O Prefeitura Municipal de Araripe, com sua visão empreendedora e futurista, sempre preocupada com a qualidade da educação dos jovens araripenses, ofereceu todo apoio técnico, estrutural e de logística ao novo diretor, Professor Paulo Daniel Braga, para colaborar no bom funcionamento da Escola Técnica e fortalecer ainda mais a parceria com o Governo do Estado do Ceará, objetivando garantir ao jovens da nossa região um futuro seguro, através da profissionalização.
Fonte: Blog. Araripe Continuará Crescendo
Inácio critica governo Dilma pelo aumento da taxa de juros para conter inflação
Publicado em 28/02/2013 - 14:49 por
Roberto Moreira
O senador Inácio Arruda criticou o aumento da taxa de juros como medida para conter a inflação. O senador classificou as taxas de juros no Brasil como absurdas e afirmou que esse não é o único mecanismo para controlar a alta de preços.
Inácio Arruda disse que os juros podem, sim, ser usados como instrumento de controle da inflação, como ocorre no mundo inteiro, mas disse que o problema é o modo com que a medida é implementada no Brasil, onde a taxa de juros já é muito elevada. Ele disse que o aumento dos juros é sempre a alternativa “mais amarga” para a economia.
- Nós não temos que sempre tomar o remédio mais amargo – protestou.
Inácio Arruda também criticou a política de estoque de superávit primário adotada pelo Brasil. O senador explicou que, além do mecanismo não atrair investidores, nenhum outro país está aderindo a essa política de estoque que ele considera “insustentável”.
- Não tenho escutado de nenhum dirigente europeu que irá adotar uma política tão austera que exija uma geração de superávit primário de tal monta que inviabilize a já dramática situação da economia europeia – disse o senador.
MDS libera R$ 44,9 milhões para construção de cisternas no Semiárido
Publicado em 28/02/2013 - 15:41 por
Roberto Moreira |
CATEGORIA: Política
Os municípios do Ceará que serão beneficiados são: Altaneira, Araçoiaba, Aratuba, Aurora, Banabuiú, Baturité, Granjeiro, Jaguaruana, Morada Nova, Pacajus e Palmácia.
O valor faz parte do contrato de prestação de serviços entre o MDS e o BNB, assinado em novembro de 2012, que prevê investimento total de R$ 82,5 milhões para implementação de 30 mil cisternas no Semiárido, dentro do Plano Brasil Sem Miséria. Do total, R$ 65 milhões serão aplicados na construção de cisternas de água para consumo humano, suficientes para 28,5 mil unidades. Os demais R$ 17,5 milhões estão direcionados para implementação de tecnologias sociais de acesso à água para a produção de alimentos em 1,6 mil propriedades rurais.
Além da liberação de recursos para cisternas, o MDS assina também acordo de cooperação técnica com a instituição financeira. O objetivo é ampliar e levar a metodologia de Microcrédito Produtivo Orientado, com acompanhamento de agentes de crédito, aos beneficiários do Bolsa Família nos programas do BNB, o Agroamigo e o Crediamigo.
Tereza Campello lembrou que a instituição foi uma das primeiras no país a perceber que a oferta de microcrédito para a população mais pobre é um bom negócio.
Sessão Ordinária da Câmara
Sessão Ordinária da Câmara de vereadores de Araripe-CE de sexta-feira(22). Em pauta enrte outras coisas à aprovação do nome da praça construida na rua Joaquim Paulino, que homenagea a Sra. Francisca(Chica de Chico Missuca), aprovado por unanimidade, foi tema de debate as bolsas para universitários pagas pelo município, a pavimentação do distrito de Riacho Grande entre outros assuntos. As sessões ordinárias são realizadas todas as sextas-feiras no Plenário Antonio Henrrique de Lima, venha participar das mesmas será um prazer te-los com nosco.
Fotos: Liana; Texto: João de Vilma.
Doe Sangue. Doe Vida!
Nessa sexta-feira(22), aconteceu uma reunião da equipe do EMOCE com os ACS's( Agentes Comunitários de Saúde) de Araripe, com intuito de atualizar as informações para nova Campanha de doação de sangue em Araripe, a mesma acontecerá nessa quinta-feira(28) na Câmara Municipal de Araripe a partir das 8:00 da manhã. Venha exercer esse ato de solidariedade e amor para com o próximo.
Fotos: João de Vilma; Texto: João de Vilma.
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013
Grande Mobilização em Combate a Dengue
Em virtude do alto índice de infestação no início do ano de 2013, foi realizado a primeira de outras ações em conjunto com todos Agentes Comunitários de Saúde da sede, Agentes de Combate a Endemias e representantes das Secretárias Municipais de Promoção Social, Educação e Cultura e da Câmara de vereadores o vereador João de Vilma(PCdoB) do município de Araripe(CE), onde nessa sexta-feira(25/01) uma grande mobilização de Combate a Dengue, no bairro Alto da Caixa d'agua, em algumas ruas onde foi constatado a presença do mosquito Aedes Aygipit, todos participantes realizaram visitas domiciliares, orientando do risco de sérios problemas que a população está passando por a falta de cuidados básicos em suas casas. Cuidados como: Vedar bem a caixa d'agua, desobistruir as calhas, limpar o quintal pelo ao menos uma vez por semana, cobrir bem todos os depósitos que comportam água, esses e outros cuidados que devemos ter para diminuir o risco de doença e principalmente de morte em concequência da picada da mosquita da Dengue.
Texto: João de Vilma; fotos: Aparecida Campos.
1º Encontro Regional do PCdoB
Nesse sábado(18/01), aconteceu o 1º Encontro Regional do PCdoB na Cidade de Juazeiro do Norte(CE), onde reuniu lideranças da região do Cariri, e teve as participações do parlamentar Chico Lopes (Dep. Federal-PCdoB) e representantes do Diretório Estadual do PCdoB, com intuito de discutir estratégias para o primeiro biênio de novas gestões, com orientações e promessas de mais investimentos para as cidades que tem prefeitos, vices, vereadores ou secretários do PCdoB. Na oportunidade o Vereador João de Vilma(PCdoB) fez uso da palavra na plenária, representando a cidade de Araripe(CE), e " falou da importância desse encontro e principalmente de mais investimentos para os municípios do interior, falou também dos problemas que os municípes estavão enfrentando com a falta das chuvas no estado e o papel impresindível dos parlamentares irem em busca de recursos para esse fim junto as esferas dos Governos Estadual e Federal, para pelo ao menos diminuir o impacto arduo que cada sertanejo sente nesse momento."
texto: joão de Vilma, fotos: João de Vilma.
Assinar:
Postagens (Atom)