Carta da Juventude Araripense
A Juventude do Município de Araripe, Estado do Ceará, reunida no Cine Teatro Governador Miguel Arraes de Alencar, no dia 29 de Maio de 2010, realizou o I Fórum da Juventude de Araripe com o tema “A Vez e a voz é agora”, a fim de construir propostas e apontar diretrizes, que possam nortear as políticas publicas do município na Administração “O Melhor Lugar Para Se Viver”, que tem como Prefeito o Senhor Dr. José Humberto Germano Correia.
O Presente documento é uma carta de intenções que busca assegurar o acesso a políticas públicas de forma integral, entre elas, saúde, educação, esporte, lazer e segurança para todos os jovens no período de 2010 a 2012. Esta carta é uma resposta das crescentes expectativas dos jovens de propor soluções para nortear as ações da administração municipal em relação à construção e o fortalecimento das políticas publicas para a juventude.
O ano de 2010 foi marcado pela maior população jovem de nossa história: 51 milhões. Angustiados em nos vermos anunciados apenas em noticias de criminalidade, violência e drogas, neste momento apresentamos o lado da juventude que busca crescimento, que luta pela efetividade e fortalecimento de políticas publicas, que contribui para o crescimento de um município e do seu povo, e que participa de forma eficaz de um governo. Araripe está diante de uma oportunidade única e o lugar que assumirá a juventude neste processo é uma questão central para projetar uma sociedade justa, desenvolvida e que assegure qualidade de vida aos seus cidadãos. Entretanto, uma das maiores qualidade da juventude é a fidelidade, este “povo jovem” sabe reconhecer as oportunidades e tem consciência do seu poder.
Compreendemos, entretanto, que ainda há muito que se fazer e reconhecemos que um município pobre, tem uma dificuldade grandiosa de atender todas as expectativas de uma juventude que venceu a ditadura militar e ainda mantém este mesmo espírito de luta e coragem.
Desta feita, com o intuito de tornar publico o resultado obtido nos fóruns e pré-foruns, apresentamos por ordem de prioridade todas as propostas elaboradas, discutidas e votadas no fórum.
· EDUCAÇÃO:
· INFRAESTRUTURA
a) Reformas, ampliação, acessibilidade á escolas e existência de laboratórios:
a) Informática;
b) Ciências;
c) Pesquisas;
d) Bibliotecas;
· AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR
a) Atividades complementares;
b) Horário integral;
c) Reforço escolar;
d) Cursinho pré-vestibular;
· DESCENTRALIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO
a) Escola de campo (distritos);
b) Escola Profissionalizante;
c) Definição dos cursos existentes com possibilidades no campo de trabalho;
d) Teste vocacional;
· REFORMULAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGOGICA
a) Relação aluno/professor;
b) Criatividade na sala de aula;
c) Professores capacitados nas áreas especificas;
d) Melhoria no processo avaliativo;
e) Dinamização das salas de aulas;
f) Utilização de recursos existentes;
g) Equipe multi-disciplinar (Assistente Social e Psicólogo);
· COMPROMISSO COM A FORMAÇÃO E PREPARAÇÃO DO JOVEM, BUSCANDO A PARTICIPAÇÃO DA FAMILIA NA VIDA ESCOLAR DO ALUNO.
a) Promover um trabalho de conquista do aluno pela escola, que deve partir da descoberta e da valorização dos seus pontos fortes, de maneira que a família seja chamada para sentir-se orgulhosa da atuação do seu filho e não só para receber reclamações, mas também elogios e prêmios, na tentativa de melhorar a sua auto-estima. Para atingir o proposto, há a necessidade de um plano articulado entre as secretarias municipais, sobretudo entre saúde, educação, cultura e desenvolvimento social.
· SAÚDE
· Atendimento especializado ao adolescente com equipe multiprofissional capacitada com inclusão de Assistente Social e Psicólogo com a integração de Jovens/Família/Escola/Esf:
a) Dia especifico nas Unidades Básicas de Saúde;
b) Profissionais capacitados, priorizando sigilo e ética;
c) Acesso ao preservativo;
· ESPORTE E LAZER
· Construção e aquisição de equipamentos esportivos – recreativos:
a) Construção da quadra do distrito de Alagoinha;
b) Praça da Juventude (centro comunitário);
c) Equipamentos (jogos, materiais esportivos, acessórios, etc).
d) Oportunidade para retirar a juventude do alcoolismo e das drogas;
e) Revitalização das oportunidades para desenvolvimento da cultura (Casa de Pítia, Teatro, Dança, Música, literatura);
· SEGURANÇA
a) Criar Estatuto da Juventude;
b) Ampliar a equipe do Pró-Cidadania;
c) Criar o Balcão do Primeiro Emprego;
A presente carta, regida pelo Fórum da Juventude, é composta de 04 (quatro) Laudas e segue assinada pela Presidente do Conselho Municipal da Juventude no uso de suas atribuições legais.
Sendo o que se apresenta para o momento e na certeza de contar com a vossa pronta anuência, agradecemos antecipadamente.
Atenciosamente,
Flaviana Alves Pereira
Presidente do CMJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário