Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de março de 2013

Justiça obriga diretoria da UVC a mostrar lista de associados


Diretoria da entidade se recusa é cobrada pela Justiça a liberar informações sobre dirigentes de Câmaras aptos a votar




Por: Redação Web









A disputa pela Presidência da União dos Vereadores do Ceará (UVC) ganha um novo capítulo. A Justiça determinou, por meio de uma liminar concedida pela juíza da 24ª Vara da Comarca de Fortaleza, Lira Ramos de Oliveira, que os atuais dirigentes da entidade apresentem a lista de Câmaras Municipais filiadas à entidade que podem participar da escolha do novo presidente da instituição.

As eleições para renovação do comando da UVC estavam marcadas para o dia 22, mas foram suspensas a pedido do vereador Audic Mota, que se sentiu prejudicado porque teve negado acesso às informações sobre os membros da entidade.

‘’A atual diretoria da UCV quer impedir a participação de uma chapa de oposição. É uma manobra que fere a democracia. A eleição anterior, realizada para dar mais um mandato ao atual presidente (Deuzinho Filho), foi manchada pelo impedimento da participação de um adversário, tendo candidatura única. Isso é antidemocrático’’, expôs Audic Mota, ao cobrar transparência dos dirigentes da entidade.

A União dos Vereadores do Ceará foi notificada, nesta segunda-feira, da decisão da Justiça que suspende a eleição marcada para o dia 22. A notificação cobra explicações dos dirigentes sobre a omissão de informações para os vereadores que querem concorrer à direção da entidade.

De acordo com a liminar, diante das cobranças dos vereadores, ‘’deveria, portanto, haver uma manifestação pronta e imediata por parte da UVC, em atendimento ao requerimento formulado pelo autor, caracterizando a inércia da entidade como uma verdadeira demonstração de falta de compromisso com os seus associados, assim como a vontade de macular o procedimento eleitoral em benefício dos atuais membros da Diretoria que concorrerão ao pleito’’.

Vereadores eleitos para o primeiro mandato estão procurando à UVC para se filiarem, mas esbarram no argumento de dirigentes que qualquer nova filiação somente será aceita após o dia 22 de março - data anteriorimente marcada para realização do pleito para escolha dos novos dirigentes. A eleição, por determinação judicial, está suspensa.

''É legítimo que os vereadores eleitos para o primeiro mandato tenham direito de escolhar os dirigentes da entidade que os congrega'', reagiu o presidente da Câmara Municipal de Apuiarés, Abidias da Lagoa (PDT), ao se sentir constrangimento com a indiferença com que foi tratado na manhã desta terça-feira na sede da UVC. ''Se a casa do vereador, eu como vereador fui maltratado na minha casa'', queixou-se o vereador.

Fonte: Ceará Agora; Foto: internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário